Maringá: conselheiros tutelares eleitos para a gestão 2024-2027 tomam posse; confira as áreas de atuação

Nesta quarta-feira, (10), os 15 conselheiros tutelares eleitos para a gestão 2024-2027 foram empossados em cerimônia realizada no Auditório Hélio Moreira. Para ampliar a proteção e a defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes, Maringá passa a ter mais um Conselho Tutelar a partir de agora. A reportagem é da Prefeitura de Maringá.

Durante a cerimônia, o vice-prefeito e secretário de Aceleração e Turismo, Edson Scabora, entregou a certificação de posse aos novos conselheiros e reforçou a importância da participação da comunidade na eleição dos novos membros. “A gestão municipal tem o compromisso com a defesa e a garantia dos direitos das crianças e adolescentes. Reafirmamos nosso comprometimento em construir uma cidade onde cada criança e adolescente tenha garantido o direito de uma vida digna, com acesso à educação, saúde, cultura e lazer”, disse.

Com o aumento no número de conselheiros tutelares, a área de atuação do órgão foi redefinida em zonas Oeste, Leste e Centro-Sul. No Conselho Tutelar Centro-Sul, atuarão os conselheiros Rodrigo Virissimo, Lwanna Paiva, Italo Maroneze, Fabielli Bittencourt e Glaucia Soares. Na unidade Zona Oeste, serão os conselheiros André Iluminado, Silvana Agustini, Ivanete Pittarelli, Cleide Santiago e Elisangela Nunes. O Conselho Tutelar Oeste será composto por Lúcia Catto, Vandré Fernando, Lia Chicoski, Célia Claudineia e Denise Andrade.

Em nome dos membros empossados, a conselheira tutelar Lúcia Catto realizou discurso durante a cerimônia. “A população nos elegeu para que, por meio do nosso cargo, possamos atuar na prevenção e reparação de casos de violência, fazendo a interlocução com os equipamentos da rede de proteção e das políticas públicas para as crianças e adolescentes”, destacou. 

A secretária da Criança e do Adolescente, Amália Regina Donegá, destacou que os novos conselheiros passaram por treinamento e capacitação e frisou a importância do respeito com a infância e a juventude. “Hoje, reafirmamos o nosso compromisso com a construção de políticas públicas eficazes, aliado ao apoio da família, do Estado e da sociedade, reforçando que crianças e adolescentes têm direito a ter direitos”, afirmou.

Áreas de atuação - A nova territorialidade do Conselho Tutelar foi baseada na densidade populacional, número de famílias inscritas no Cadastro Único, atendimentos realizados, entre outros. A análise considerou os indicadores da rede de proteção de crianças e adolescentes.

Os Conselhos Tutelares Oeste e Leste atuarão na região ao norte da Avenida Colombo. O conselho Zona Oeste ficará responsável por atender as demandas entre a Avenida Morangueira e o limite com Mandaguaçu, incluindo o distrito de Iguatemi. A unidade Leste atuará na outra parte da região norte, da Avenida Morangueira até o limite com Sarandi. Ambos atuarão temporariamente na sede do Conselho Tutelar Zona Norte - nomenclatura extinta com a nova composição. O Conselho Tutelar Centro-Sul atenderá a população residente ao sul da Avenida Colombo, incluindo o distrito de Floriano. A sede será no Conselho Tutelar Zona Sul, denominação que também deixa de ser usada com a ampliação.