Pesquisa realizada aponta Rede Massa Maringá na vice liderança com programação local atrás apenas da Globo

Em pesquisa realizada pela DataMerket, Inteligência de Mercado para o Departamento de Pesquisa e Estatística da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Depea), a Rede Massa Maringá segue na frente com a sua programação local, apenas atrás da RPC (Globo). 

Maringá Urgente apresentado pelo Eduardo Santos, fica em vice liderança com (9,6%), mas em primeiro lugar no foco setor polícial. Tribuna da Massa com (8,4%) apresentado pelo Sandro Ivanovski. O Destaque apresentado pela Andréia Silva, segue com (4%), líder em programa com conteúdos voltados ao público feminino.

Os noticiosos Meio Dia Paraná e Boa Noite Paraná lideram, com empate técnico (16,5% a 15,3%, dentro da margem de erro de 2,78%, o levantamento DataMaringá de preferência de consumo da população maringaense.

De acordo com a pesquisa de mídia, respondendo à pergunta “Qual frequência você costuma assistir aos programas locais a seguir?”, após o Maringá Urgente vem o Cidade Alerta com 8,8%, Tribuna da Massa, e Balanço Geral, da RIC, com 8,1%. Considerando a margem de erro, trata-se de empate técnico. 

Aparecem depois os programas Band Cidade (5,4%), Beija-Flor na TV (4,9%), Destaque (4%) e Ver Mais (2,4%).

Os dados foram coletados no segundo semestre do ano passado e consideraram-se 1.237 respostas válidas a 82 perguntas sobre 11 setores, um deles sobre mídia. Dos entrevistados, a maioria (53%) foi de homens, sendo que 39,9% ganham até dois salários mínimos e 24,8% têm ente 45 e 59 anos. A maioria reside na região norte da cidade (Mandacaru, 28,4%, e Morangueira, 28%).

O levantamento mostra que a televisão ocupa o segundo lugar entre as pessoas que buscam “se manter informado”, com 46%, atrás das redes sociais (86,3%) e à frente de streaming de vídeo 34,9%), portais de notícias (31%), streaming de áudio (30,6%) e 28,3% (rádio). Entre as emissoras de televisão, responderam à pergunta “Quais dos canais de TV a seguir você costuma assistir?” (com direito a múltiplas opções), aparecem a RPC/Globo (51,2%), RIC/Record (29,8%), Massa/SBT (29,7%), canais pagos (27%), TV Maringá/Band (23,7%), enquanto 21,3% disseram não assistir e 2,7% citaram outros canais abertos.

A equipe da DataMarket é formada pela matemática e professora Karin Borges Senra e pelo professor de Administração Vitor Koki da Costa Nogami, ambos com experiência na área de marketing. A DataMarket realiza amostras de preferências e consumo, muitas utilizadas pela Acim, e além de oferecer consultoria e treinamento, se define como “uma empresa de inteligência de mercado, especializada em diagnosticar problemas, explorar oportunidades e propor soluções para o seu negócio. Por meio de pesquisas de mercado e projetos de consultoria, auxiliamos empresas de diversos setores a alcançar seus objetivos e melhorar seu desempenho.

Informações: Angelo Rigon